domingo, 28 de novembro de 2010

caminhantes tortos da cidade - sampa

São Paulo sempre me encanta - demorei pra conhecer lá direito, mas desde que descobri fiquei meio viciada. E confesso, ainda estou. É uma cidade incessante de surpresas e coisas diferentes e gulosas de se ver. Nos dois últimos finais de semana estive por lá. Fui primeiro no dia 11 de novembro e fiquei até o dia 15 com o pessoal da minha faculdade, depois voltei no dia 19 e fiquei até o dia 22 com a família para ver meu querido e lindo Paul McCartney (melhor só seria se estivesse com o John, George e Ringo) na sua turnê "Up and Coming Tour", que rolou no Morumbi! Demais!

Teve bão!


Nos momentos caminhantes (que foram muitos!) pudemos ver muita coisa boa: Primeiro, fomos na Casa do Artista: artistas mineiros na gula por uma grande loja onde junte tudo aquilo que precisam - com nossos olhos necessitados de ver pincéis, tintas, canetas, cores, papéis e instrumentos afins - pulamos em cima e com nossas bandejinhas de plástico saímos juntando tudo que nosso bolso daria conta de pagar. Devo dizer que não levei muita coisa não. A verdade é que achei as tintas lá mais caras que aqui em BH - mas fiquei enlouquecida com umas canetas design maravilhosas - tinham TODAS as cores - vejam bem, eu adoro cor, queria umas várias - 12 reais cada caneta (2 pontas, mas uma caneta só) - AJA bolso! Desisti, por enquanto...

Adorei conhecer a casa do artista, tinham uns cavaletes sensacionais!!!

Depois de lá fomos em um grupo menor atrás de como chegar na USP - chegando lá conhecemos o campus - passamos no Paço das Artes, mas estava montando uma exposição, não pudemos entrar, de lá caminhamos até o MAC e entramos. Tinham algumas coisas interessantes por lá, mas nada que tenha me chamado uma atenção mais especial (com exceção de um vídeo-arte muito estranho que vimos por lá - não lembro mais o nome do artista - mas o vídeo se tratava de uma pessoa com uma roupa quase que astronáutica, toda a prova de sujeiras externas, e esta pessoa estava em uma floresta ou algo do tipo com alvejantes, desinfetantes, paninhos e águas sanitárias, limpando a mata - no mínimo engraçado - saímos todos com uma cara de vírgula depois de ver este vídeo). Fomos então conhecer a ECA (Escola de Comunicação e Artes da USP) - entramos no ateliê de pintura - é um cheiro muito peculiar um ateliê de pintura, quase me senti em casa - acho que os ateliês de pintura todos do mundo se unem pelo cheiro espetacular de terebintinas, ecosolvs, aguarraz, tintas óleos e afins... engraçado!

Campus USP
Mas o campus da USP é bem bonitinho, arrumadinho e tudo mais. Foi bem legal passar por lá!

Depois fomos pra caminhada "em busca do Instituto Tomie Ohtake". Ninguém em São Paulo parecia saber informar onde ficava, mas, enfim, chegamos. Estávamos atrás do Akira Kurosawa - Que Demais! A exposição de desenhos está fantástica! Idéias e trechos de seus filmes, como se fossem pedaços de uma animação que se embolava num filme depois. Desenhos lindos e cheios de conteúdo - conteúdo imaginativo de uma cabeça sem limites para pensar! Fiquei encantada!

Desenho Akira Kurosawa
No mesmo lugar estava rolando outra expo "Ponto de Equilíbrio" - também muito bacana e um tanto interativa.
O que mais gostei, sem dúvida, foi uma instalação de um jardim que vi lá - texturas, sons, plantas, lugares confortáveis que te faziam sentar - te acolhiam após o dia caminhante - a montagem em si, tudo era bem legal. Uns tules pendurados, umas redes, uns pedaços, estas coisas aguçaram minha criatividade para algumas coisas que estou aprontando para o meu TCC de moda - espero que funcionem!

Fim do primeiro dia, e o tempo passa.

Na manhã do dia seguinte, vimos outra exposição excelente! No Sesc Pompéia, a exposição "Joseph Beuys - A revolução somos nós" estava demais! 

Os cartazes, múltiplos, vídeos-performances te fixam o olhar. Fiquei horas em cada cartaz, li um monte dos textos que vi por lá, prestava atenção nas coisas que ele dizia nos vídeos entrevistas, me embebi de Joseph Beuys, este artista alemão. Fiquei até tentando entender os escritos em alemão (com minha quase insignificante capacidade de entender a língua, em meu pouco tempo de estudo), mas foi válido! hahaha

De algumas coisas que li e anotei:

" A arte me levou ao conceito de uma escultura que começa na palavra e no pensamento; que aprende a construir ideias com as palavras, e a transferir, para as formas, o sentir e o querer. Se o pensamento não falhar nessa tarefa, aparecerão nas imagens que espelham o futuro. As ideias tomarão forma." (Joseph Beuys)

"Uma forma nova de escultura, feita de palavras, imagens, símbolos, materiais, substâncias, cores, objetos e metáforas." (Antonio d´Avossa - curador convidado)

[A arte é um meio de trabalhar para o homem no campo do pensamento]

Muito bom!

Próxima parada - Itaú Cultural na avenida Paulista (adoro lá) - tinha uma exposição fantástica de gravuras - "O Egito sob o olhar de Napoleão" - Acervo de gravuras em livros e das matrizes no metal expostas - lindas e incrivelmente bem feitas. Impressionante o cuidado e a conservação de todo o material - a minúcia dos detalhes das imagens, do desenho bem feito, das colunas, muito bom de ver. Acredito que algumas que estavam coloridas eram aquarelas feitas em cima da gravura em metal  impressas. Em uma das imagens tinham duas placas de metal, que suponho que uma delas estava responsável por imprimir as cores e a técnica era maneira negra e a outra eram só as linhas em preto mesmo, técnica da água forte. Vou postar fotos de uma das imagens, a placa de metal e a imagem impressa - a qualidade ficou ruim porque tinha um vidro na frente que dificultou um bucado, mas só para vocês terem uma noção do primor destas imagens! Essa acredito que seja água forte e água tinta e depois aquarela em cima da impressão, me corrijam quem souber de outra resposta para a técnica.

Imagem Impressa

Placa de Metal Gravada

Ainda tenho mais um monte de coisas para falar das minhas caminhadas por Sampa! Mas por hoje vou deixar por aqui, me contem o que acharam!!! E deixem suas impressões sobre os artistas que falei por aqui!!!

Boas Impressões!

Nenhum comentário:

Postar um comentário