quinta-feira, 7 de outubro de 2010

ensinamentos de um mestre

É...criar é um trabalho intenso, daqueles que nos torcem por completo, sugam nosso corpo e nossa mente para transformar alguma coisa em algo novo, interessante, estético e que questione alguma coisa. Pesquisar, pesquisar e pesquisar... até ficar diferente. Ou como Manoel de Barros diria: Repetir, repetir... até ficar diferente. Quem muito dizia isto era o Jum Nakao quando fizemos o workshop com ele ano passado no Pátio Savassi. Que experiência! (Tem posts deste evento aqui no blog)

Não foi uma experiência puramente estética e técnica da construção de roupas feitas de papel, mas sim uma experiência de ensinamentos de como sensibilizar, enxergar as pequenas miudezas do nosso entorno, emocionar e buscar a sua inspiração em algo que realmente valha a pena de ser demonstrado.

Estou aqui fazendo minha pesquisa de TCC de Design de Moda, mas tive que parar para ler um pouco do meu livro "A Costura do Invisível" do Jum Nakao, inspirador e motivador. E tenho que compartilhar com meus colegas alguns dos ditos dele no livro, que acredito que instigam a vontade de continuar a criar.

"(...) O tempo do respirar, do mergulhar, do mapear, do transpirar, o tempo de preparar, apontar, atacar, acordar, deslumbrar, o tempo de desejar.

Era hora de buscar novos ares, de ir além do hermético mundo da moda, respirar, conversar com os amigos, ver filmes em casa, ir ao cinema, ler livros, folhear revistas, visitar exposições, conhecer pessoas, estar sensível e atento, reaprender a se surpreender com o mundo, a se perder pelos mapas antigos que confinam e encontrar novos sentidos: numa tela de computador, num filme trash, na vida cotidiana, nas coisas mais banais.

Era tempo de reflexão, de encontrar o silêncio, de parar e formular as perguntas certas para nossas inquietudes. Descobrir que há inúmeros caminhos possíveis e que quanto mais se sabe mais se descobre que nada se sabe, que falta algo dentro da gente, que muito precisa ser questionado"

Jum Nakao - A Costura do Invisível

"Se olharmos para o zero, vemos o nada, mas, se olharmos através dele, descobrimos o mundo"
Robert Kaplan

Ficam aí os ensinamentos do mestre Jum - inspiradores para os que souberem ouvir!

Boas Impressões!









Referência Bibliográfica: NAKAO, Jum. A Costura do Invisível. Rio de Janeiro: Editora Senac Nacional; São Paulo: Editora Senac São Paulo, 2005.

3 comentários:

  1. AMEI o seu blog!!!:D
    e ja estou te seguindo!
    Bjs
    Mary

    ResponderExcluir
  2. Sensacional Ana! O Jum é tudo e mais um pouco mesmo...Um poço de sabedoria!!! Parabéns, tá perfeita a materia!

    Beijosss

    ResponderExcluir
  3. Brigada gente!! Ele é só sabedoria mesmo! e grandes palavras!!!

    Valeu pelos comentários! =)

    ResponderExcluir