quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Rio São Francisco navegado por Ronaldo Fraga

A água é mesmo o assunto do momento - isto mostra a preocupação de muitos para o cuidado com o uso exagerado, para a seca nos rios, tudo que está ligado ao esgotamento de uma de nossas fontes de vida. Isto é importante. A moda e a arte, no geral, propõe reflexões e contam histórias também.

Em junho de 2008, Ronaldo Fraga criou uma coleção inspirada no Rio São Francisco para o SPFW: tecidos, bordados, sapatos, modelagens contaram as histórias que rodeavam o Rio - nas suas riquezas, crenças, costumes, na culinária, na alma artesã do povoado e até nos conflitos. Não deixando de acentuar uma das questões que, apesar de muitas vezes distante, é essencial para discussão de todos, que é a transposição do Rio - Ronaldo discute o processo de salubrização do Rio e do assoreamento.

O estilista viajou durante 2 meses nas redondezas do São Francisco buscando seu legado cultural, e, a partir de tudo que viu e vivenciou, criou sua coleção de moda, embebida de poesia. Conheçam a coleção no vídeo abaixo:


Ontem, dia 20 de outubro, teve a abertura da nova exposição do Palácio das Artes: Rio São Francisco navegado por Ronaldo Fraga - uma exposição que retrata a cultura popular ao longo do Velho Chico. São dez ambientes com instalações de arte contemporânea que expõe toda a cultura e história arrecadada na viagem para criação de sua coleção.

A exposição fica na Galeria Alberto da Veiga Guignard, do Palácio, até o dia 28 de novembro. Depois a exposição percorrerá as cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador, Recife, Maceió, Aracaju, Juazeiro, Petrolina, Brasília, Pirapora e Januária.

Estou curiosíssima para conferir a exposição!

Boas Impressões!

Nenhum comentário:

Postar um comentário