segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Macéio – AL

Última passagem pelo nordeste: Macéio, capital alagoana. Não menos bonita e com mais algumas novidades. Seguindo o guia quatro rodas, no primeiro dia fomos ao restaurante Divina Gula – o tempero e o sabor da comida mineira incrementada com um saborzinho do nordeste. Eu comi um camarão lá fantástico!
A orla da cidade é linda, cheia de lugares para sair super legais, ótimos bares, restaurantes, lanchonetes, espaços para lazer, feirinhas e com a vista pro mar verdinho, verdinho. O mar de Macéio é lindo, lindo. Outra dica do guia quatro rodas e que é, de fato, imperdível, é a sorveteria Bali. Para a noite: recomendo a Loop.
Das praias boas para banho, conheci a praia de Ipioca-AL – entramos através do Hibiscos, que tem uma ótima infraestrutura de restaurante e espaços para descanso. Conheça mais também aqui.
DSC01536 editOutra praia ótima é a praia do Gunga – lá também tem uma infraestrutura boa para comes e bebes – mas achei ela muito movimentada e com um pouco de sujeira de plásticos na areia. Para nadar é uma delícia! E tem a vista para a Barra de São Miguel, que é bem bacana. A praia tem também um mirante que é maravilhoso! uma vista sem igual! (vejam na foto ao lado)
Para quem gosta de movimento e praia bem frequentada, tem a famosa praia do Francês, onde rolam vários eventos de festas e a galera mais jovem costuma ir mais. Mais uma dica MARAVILHOSA de restaurante: recomendo o Carne de Sol do Picuí – pratos incríveis e a decoração é linda, cheia de peças antigas, radios antigos, artesanato, xilogravuras, etc!
Agora, falando de moda e de artesanato regional: em Macéio tem o Pontal da Barra – onde tem um núcleo de rendeiras da região. Conheça mais aqui. Lá no bairro, visitando as portinhas de artesanato podemos ver renda renascença, renda filé e rechilier, tudo de primeiríssima qualidade.
Vejam algumas fotos que tirei de lá, abaixo:
DSC01589 editDSC01592 edit
DSC01622 editDSC01623 edit
DSC01628 edit
Nas fotos da para ver o trabalho de renda filé e de renda renascença – a última foto é a rendeira Maria Izabel fazendo renda filé. A renda renascença já falei no post de Olinda – quem quiser ver de novo é só clicar aqui. Essas duas peças de renascença que estão individuais aí nas fotos, respectivamente uma blusa e um vestido, demoraram bastante tempo para serem produzidas. A primeira demorou cerca de 7 meses para ficar pronta e custa em torno de 350 reais, e o segundo, demorou quase 2 anos para ser produzido e custa 1500 reais. Super trabalhoso! Mas é maravilhoso!
Continuando a falar de moda e de renda renascença, conheci o trabalho de uma estilista de lá que faz peças maravilhosas: Martha Medeiros. Ela une o trabalho das rendeiras nordestinas com a moda do mais alto luxo – peças maravilhosas e de alta costura.
As imagens abaixo tirei do folder que peguei no aeroporto de Macéio, junto aos painéis onde estavam expostos o editorial com as peças da marca:
martha medeiros 003
martha medeiros 001
martha medeiros 002
martha medeiros
E ai? gostaram? Deixem suas impressões!
Boas Impressões!

Um comentário: