segunda-feira, 18 de julho de 2011

13º Fumec Forma Moda – Luiza Pacheco BARROCK

Finalmente: o Trabalho de Conclusão de Curso da nossa querida Luiza Pacheco, colaboradora do blog!

Para começar, tenho que contar que essa artista/designer sempre foi encantada por dois universos que são aparentemente opostos, mas ambos enriquecidos de lindas formas, sons e imagens: o barroco mineiro e o rock’n roll! Aqui já consigo explicar o nome da coleção: BARROCK (Barroco e Rock).

Luiza se apropria de uma frase de Jimmy Page (Led Zeppelin) para falar sobre seu trabalho:

“Gostava dessa idéia de movimento. Pulso, intensidade. Subir e descer na potência. Luz e sombra. Eu não ia querer usar isso?”

É, grandes desafios a designer se propôs a enfrentar em seu trabalho final de graduação: unir estes dois universos, mostrando suas compatibilidades, e trazer essa união para a moda, sendo ainda mais difícil: traduzir este mundo barroco e roqueiro que criou para o universo infanto/juvenil, sem parecer pesado demais para o seu público-alvo.

barrock 1

Luiza encontrou referências das crianças no rock e no mundo da arte. Definiu, portanto, seu público-alvo como aquelas crianças que recebem dos pais ou da escola estímulos artísticos, são criativas, gostam de desenhar, querem aprender a tocar instrumentos, situações afins. São provavéis filhos de músicos, artistas, designers, publicitários e por aí vai. (Nossos futuros filhotes, né Lu?)

O painel de imagens abaixo é SENSACIONAL, principalmente para aqueles que curtem um bom ROCK! São imagens de grandes músicos do rock GRANDES e PEQUENINOS, olha que meiguice: hahahahaha:

barrock 2

(Observem o Ozzy – acima – com o chapéuzinho, que coisa mais inacreditável!)

barrock 3

barrock 4

A cartela de cores que a Luiza trabalhou foi a seguinte: Preto e Branco, iluminados pelos tons Rosa e Azul:

barrock 5

Luiza trabalhou transparências, sobreposições e misturas de estampas. A modelagem da roupa foi toda retirada de colagens que fez a partir da forma do corpo da guitarra. Incrível!

barrock 6

Utilizou palhetas como botões para várias de suas peças, um charme a mais para essas roupas:

Os pequenos modelos entraram na passarela super charmosos com máscaras de alguns astros do Rock, escolhidos por Luiza. Essas máscaras foram feitas a partir de desenhos da designer com caneta nanquim – este também foi o brinde que a banca avaliadora levou para casa:

barrock pop card improvisado

DSC_0025 (2) edit

Foto: Marcus Vinícius do Carmo. Modelo: Bruna Pereira.

Os sapatos também foram peças super bem pensadas: botas, pintadas por alguns artistas, que trouxeram exclusividade para todo o visual dos looks:

Artistas: Marcus Vinícius / Pedro Côrtes / Patrick Melgaço / Fred Viggiano / Tiago Castro / Sete.

DSC_0162 (2) edit  DSC_0160 (2) edit

Foto: Marcus Vinícius do Carmo.

DSC_0016 (2) edit

Foto: Marcus Vinícius do Carmo.

DSC_0309 edit

Foto: Marcus Vinícius do Carmo.

A concepção toda da coleção ficou linda! Um sucesso!

Assistam o vídeo do desfile da Luiza, BARROCK:

vídeo produzido por Ivan Cardoso Vídeo.

Boas Impressões!

3 comentários:

  1. Cara... Ótima abertura! O primeiro modelo sentiu mesmo a ideia da coisa (sério, ele que criou essa coisa de ficar parado com pinta de anos 70?) A montagem musical encaixou direitinho! Na próxima, chama a Heleninha (se ela estiver mais comportada), pra ela andar fantasiada de Janis Joplin ou qualquer coisa assim! ;)

    Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Eu me divirto só de lembrar do desfile. Os priminhos da Lu darão um show na passarela. Só ressaltaram um trabalho que já estava impecável. Eu quero meus filhos assim =) hauhauahua

    ResponderExcluir
  3. Não acredito que só hoje estou lendo essa matéria! Saber o passo a passo da criação dessa coleção e relembrar esse desfile é demais! Sucesso total!

    ResponderExcluir