segunda-feira, 18 de julho de 2011

13º Fumec Forma Moda – Ana Paula Mesquita MUITO PRAZER, MEU NOME É OTÁRIO

Ana Paula Mesquita buscou um clássico: Dom Quixote é seu personagem principal. A busca da designer estava além das características físicas descritas pelo livro ou das imagens criadas por outros artistas a partir do escrito de Miguel de Cervantes. Estava em busca das características marcantes na personalidade de Dom Quixote: quis reinterpretá-las para o universo da moda, trazendo, sem obviedade, o retrato de sua história. A intenção não se prestava ao universo do figurino, muito pelo contrário, o tema funcionou como um aliado para buscar texturas, formas e histórias para peças comerciais.

IMG_1285

Foto: Acervo Pessoal. Iphone. Detalhe do processo de Ana Paula. Tinta aplicada com tela sobre o tecido drapeado.

DSC03065

Foto: Acervo Pessoal. Processo de estamparia com escova e tinta de serigrafia sobre o tecido.

Como uma boa pesquisadora da estamparia, Ana Paula explorou bem as possibilidades do design de superfície: fez vários testes de técnicas diferenciadas para descobrir o que se encaixava melhor em sua pesquisa – a escova (daquelas de lavar roupa mesmo) foi um dos instrumentos interessantes que utilizou em seu processo. Ana também aplicou a tinta (com a tela de serigrafia mesmo) sobre um tecido já drapeado, causando um super efeito ótico para a passarela (tecido da primeira foto), elemento este que traz a ideia da lucidez e da loucura, confundida pelo personagem em questão durante toda a sua saga descrita no livro.

Morrer Lúcido e Viver Louco… esta é a aventura de Dom Quixote.

Explorando mais uma vez suas técnicas de estamparia, preparou tecidos com uma tinta dourada para confeccionar seus sapatos: várias camadas da tinta possibilitaram um efeito visual parecido com um couro sintético e, depois disso, trançou o tecido transformando-o em uma belíssima trama para seus sapatos.

DSC_0042 edit

Foto: Marcus Vinícius do Carmo.

As estampas ficaram tão lindas que dá vontade de ver mais detalhes:

DSC_0045 edit

Foto: Marcus Vinícius do Carmo.

Agora, para não ficar na curiosidade, duas fotos do desfile para vocês verem as estampas aplicadas na modelagem (que também foi bem explorada) – uma salva para os acessórios do rosto, que remetiam às armaduras dos cavaleiros:

DSC_0082 edit DSC_0084 edit

Foto: Marcus Vinícius do Carmo.

Boas Impressões!

2 comentários:

  1. Me deu vontade de assinar embaixo de tudo o que você escreveu sobre meu trabalho. Me enchi de orgulho mais uma vez por ter compartilhado esse momento com você. Obrigada por postar aqui um pouco do que vive no ultimo ano. Amei as fotos, o texto. Aaah! Dom Quixote que deixou saudades.
    Beijo

    ResponderExcluir
  2. Acompanhei bem de perto a construção do trabalho...confesso que já não conseguia falar de mais nada a não ser Dom Quixote! Foi um sucesso o seu desfile! Sinto orgulho de ser sua irmã!!!!
    A escrita sobre o trabalho está ótima!

    ResponderExcluir