quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Do Figurino para o Cinema

Marjorie Gueller e desenhos de Capitães de Areia

No último final de semana, dias 04 e 05 de dezembro, aconteceu a última Oficina de aprimoramento técnico e artístico em audiovisual, II Edição, promovida pela Associação Curta Minas/ABD-MG. As oficinas foram realizadas através dos recursos do Fundo Municipal de Cultura da Prefeitura de Belo Horizonte e contou com a participação de professores renomados e experientes, pretendendo criar subsídios para que profissionais do município possam qualificar seus conhecimentos. 

Os workshops foram direcionados para estudantes e profissionais de cinema e moda, sendo a última oficina de Figurino para Cinema, ministrada pela figurinista Marjorie Gueller. Sua formação foi em estilismo, pelo Studio Berçot-Ruckie, em Paris e apresenta um currículo extenso complementado com trabalhos feitos para cinema, teatro, dança e publicidade. 

O curso, que durou dois dias, abrangeu toda a explicação do processo de criação de figurino para o cinema: leitura de roteiro; conversa com o diretor geral e diretor artístico; montagem de equipe; pesquisa; orçamento; compra de materiais; produção; funcionamento no set de filmagem; envelhecimento de peças; dentre outras minúcias da produção. 

Os alunos puderam ter uma noção de como se deve ler o roteiro e como se desenvolve a decupagem, descrevendo as peças de roupa de acordo com personagens e cenas. Após a conversa com os diretores, o profissional busca saber como criar um figurino para não competir a atenção do espectador com o cenário ou com o acontecimento da cena, além de aprender como direcionar conceitualmente a criação de acordo com a fotografia e a intenção artística do filme. O curso aborda ainda questões ligadas ao funcionamento e à seleção da equipe responsável pelo figurino e também questões ligadas à confecção de peças, que sempre funciona in loco com a gravação do filme. 

Na finalização do curso, Marjorie Gueller ilustrou com alguns exemplos de filmes com figurinos interessantes, como por exemplo O Fabuloso Destino de Amelie Poulin, Maria Antonieta, Amor à flor da pele e O poderoso chefão. Fez também alguns paralelos entre filmes antigos e alguns mais atuais, tais como A Fantástica Fábrica de Chocolate e Romeu e Julieta em suas duas versões.

A sessão de oficinas enfatizou o desenvolvimento conceitual e técnico de todo o processo de elaboração e produção fílmicas, capacitando alunos e profissionais da área com um conhecimento mais aprofundado sobre figurino.

Vejam este trailer do filme Vida de menina, cujo figurino foi feito pela Marjorie Gueller:


Adorei o figurino, principalmente a botinha da menina (aparece no trailer) - segundo a Marjorie, ela teve que mandar fazer a bota, muito legal mesmo.

Foi ótimo!!! Adorei!!!

Nós no curso com a Marjorie Gueller na UNA - Foto: Luana Cordeiro

Postei este texto também no Escreva Moda.

Boas Impressões!

Nenhum comentário:

Postar um comentário