segunda-feira, 6 de setembro de 2010

Feira do Empreendedor - Sebrae MG

Estão quase acabando as informações que eu arrecadei na Feira do Empreendedor! Já está ficando cansativo esta quantidade de posts de lá, né? Mas só mais um pouquinho porque ainda tenho algumas coisas interessantes que achei! 

Manta - tecido tingido e tecido pelo projeto

Enfim, vamos ao que interessa: achei algumas coisas lindas tecidas com fios de algodão. Tinham colchas, mantas, mochilas, tapetes e outros produtos que se destacam na tecelagem tradicional brasileira. Artesãs de Uruana de Minas, Arinos e Riachinho - cidades do noroeste de Minas, transformam o algodão nestes lindos produtos que possuem espessuras e cores diferentes. É impressionante a escala de cores que são conseguidas através dos tingimentos naturais feitos por estes artesãos. São cores super bonitas! O nome do projeto: Veredas - onde fazem a fiação, o tingimento e a tecelagem.


Exemplos de alguns fios tingidos naturalmente

Os fios de algodão artesanal são feitos nas espessuras: fina, média e grossa, mas também são feitas combinações de médio com médio e fino com grosso. As colorações são diversas, variam em tons de bege, amarelos, laranjas, ferrugens, verdes mais amarronzados e marrons. As composições dos tingimentos são super interessantes: ipê com folha de goiaba, garapa com pedra hume, ipê com cobre, peroba com cobre, moreira com cobre, casca de cebola com pedra hume, jatobá com pedra hume e cobre, vinhático com cobre, jatobá com cobre e tacho de cobre, vinhático com ferro, jatobá com ferro e ferrugens (as ferrugens são feitas com latas de ferro que ficam um tempo mergulhadas na água e daí tiram o pigmento).

Flores de buriti
No Projeto Veredas são produzidos os fios e tecidos e no Projeto Urucuia são produzidos outros produtos - utilizam o tecido do projeto Veredas, criam bordados, fazem caixas, flores e outros objetos com buriti - que são super bonitos e delicados. Neste projeto também tem uma agroindústria de mel e polpas de frutas e rola uma geração de renda para as famílias cooperadas com a aquisição de mel, castanhas, mandioca, farinha, rapadura, etc. A produção das peças artesanais tem o objetivo de resgatar os fazeres culturais do povo urucuiano.



Mais tecidos prontos - já transformados em produtos




Alguns contatos: 
Central Veredas:
[38] 9992-2734 - centralveredas@hotmail.com | 
[38] 9937-3241 - sertaoveredas@hotmail.com






Mais tecidos prontos - já transformados em produtos



Este Projeto é realizado pelo 

central.artesol@comunitas.org.br







Bordados do Urucuia - árvores do sertão mineiro




"O sertão é do tamanho do mundo (...) O Sertão é dentro da gente" 

Grande Sertão Veredas - Guimarães Rosa




São maravilhosos os produtos que são feitos na nossa terra, a mão de trabalhadores que carregam a cultura do bordado e da tecelagem na sua história. Temos que incentivar para que isto sempre exista! Trabalhos fantásticos!

Boas Impressões!

Nenhum comentário:

Postar um comentário