sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Feira do Empreendedor - Sebrae MG

É, hoje foi um dia agitado de informações na minha visita à Feira do Empreendedor realizada pelo Sebrae-MG!!! Conheci muitas pessoas da área, muitos trabalhos artesanais lindíssimos, tirei muuuitas fotos...enfim, foi muito proveitoso! A organização do evento está fantástica, os stands muito bem organizados, de fácil acesso e muita tecnologia espalhada por lá!

Ronaldo Fraga no evento: "Moda que negócio é esse?" 
O primeiro "evento" do dia foi uma Oficina ministrada pelo Ronaldo Fraga. Oficina que, na realidade, foi uma palestra, mas palestra esta de modo diferente: Ronaldo expôs seu modo de observar a moda - como uma leitura das informações culturais e individuais, onde podemos mergulhar em meio a literatura, música e/ou culinária brasileira. Apresentou um vídeo interessantíssimo sobre o seu desfile no SPFW (verão 2010/2011), chamado de "Turista Aprendiz", que demonstrava a correria do backstage, os pensamentos do estilista pré-desfile e o desfile em si. Apresentou depois 3 vídeos super interessantes sobre três dos escritores da literatura brasileira, que sabemos que são fantásticos: Carlos Drummond de Andrade, Vinícius de Moraes e Manoel Bandeira. Após cada vídeo, propôs uma reflexão sobre como podemos observar dentro de cada escritor, a partir da sua vida e da sua obra, uma coleção de moda. Como enxergar uma palheta de cores, shapes diversos, estampas, e, assim, nos fez viajar diante das maravilhas que a cultura de nosso país pode nos proporcionar (não só a daqui, mas a de outras localidades também) e, assim, pudemos perceber que, para um processo criativo, basta uma boa pesquisa e uma cabeça mais do que pensante, imaginativa e disposta a incorporar das artes dos outros espaços.

"Turista Aprendiz" por Ronaldo Fraga:


Foi fantástico! Enfatizou também o quanto que o registro feito à mão tem, mais do que nunca, um grande valor. Adorei quando observou que Carlos Drummond dizia mergulhar no universo da escrita, em meio a palavras e de lá tirar seus poemas e, então, questionou porque nós não podemos também mergulhar no universo dos teares, aviamentos, culturas e de lá tirar roupas? Temos que considerar o imaginável e o palpável, porque não é somente de coisas sólidas que se desenvolve uma coleção. 

No final, passou mais um vídeo: este da sua penúltima coleção do SPFW (inverno 2010), que falava sobre a bailarina alemã Pina Bausch, a coleção chamou "Objeto não identificado". Sou suspeita para falar que gostei demais de ouvir ele falar sobre a coleção, afinal, para quem me conhece, não é surpresa nenhuma a minha admiração pela Pina e também pelo Ronaldo Fraga.

"Objeto não identificado - Pina Bausch" por Ronaldo Fraga:


(a música cantada por Caetano Veloso no vídeo é maravilhosa, não concordam?)

Vídeo Carlos Drummond de Andrade:



Vídeo Vinícius de Moraes:



Vídeo Manoel Bandeira:



Os vídeos são maravilhosos, não? E uma delícia de ver e ouvir!

Isto é apenas um pouco do que foi discutido hoje, mas acredito que já pude compartilhar um tantinho do que tirei de aprendizado!


Boas Impressões!

Um comentário:

  1. Adorei os Posts sobre a feira!Ótimos Anna!Parabéns!Você super conseguiu falar de coisas muito importantes que aconteceram por lá, falas super interessantes, me lembrando de muita coisa que já estava fugindo um pouquinho da minha memória!Esses videos do Workshop c o Ronaldo Fraga, são lindíssimos!excelente idéia postá-los no blog!Como sempre falando de coisas super interessantes e enriquecedoras!

    ResponderExcluir