segunda-feira, 22 de agosto de 2011

continuando: São Paulo

Ainda em Sampa…

Na terça-feira, dia 9 de agosto, fui à abertura da exposição “Sobre Papel” com aquarelas do Mário Zavagli e litografias do Amilcar de Castro. A galeria tinha dois andares, o andar de baixo foi ocupado pelos trabalhos do Amilcar e o segundo andar com as aquarelas do Mário.

Zavagli, Mário. Cachoeira Grande na Serra do Cipó_thumbZavagli, Mário. Cachoeira_thumbZavagli, Mário. Diamantina._thumbZavagli, Mário._thumb

Acima uma pequena amostra das aquarelas do mestre Zavagli que estavam expostas na Galeria Horizonte em São Paulo. Não tenho imagens das litografias do Amilcar de Castro, mas o conjunto escolhido para a mostra era todo muito belo, mostram processos artísticos feitos na litografia e alguns livros com vários trabalhos. As aquarelas do Mário Zavagli são imagens inspiradas no cenário das cachoeiras, das serras e cerrado mineiros. O próprio artista é quem fotografa o cenário que quer retratar, parece um registro de passagem que quer contar através da aquarela. É um processo de pintura minucioso, leva 2 a 3 meses para finalizar um trabalho. A gramatura do papel tem em torno de 600 a 800 gramas, uma placa de papel praticamente.

É um trabalho encantador, difícil de tirar os olhos… dá um gosto bom de ver! A minha predileta é a segunda pintura que postei aqui (de cima para baixo)…Vista de perto é possível observar detalhes das plantas, florezinhas minúsculas e lindamente vermelhas, colorindo ainda mais a cena, o reflexo da água, a cachoeira, tão bem feitos que é difícil de acreditar que aquilo foi feito com pincel. Detalhe importante de ser contado/lembrado: todo o branco da aquarela é o papel puro, sem tinta. (Pensem que a água que cai da cachoeira é quase toda uma “não pintura”, fico impressionada com a perfeição!)

A expo ficará aberta até o dia 3 de setembro para visitação.

Boas Impressões!

Nenhum comentário:

Postar um comentário