segunda-feira, 22 de agosto de 2011

“Alguma coisa acontece no meu coração…

…que só quando cruza a Ipiranga e avenida São João.” [sampa – caetano veloso]

E mais uma semana de viagens (estou me deliciando com este meu ano viajante!). Semana passada fiquei 5 dias em São Paulo. Há quem diga que ir pra Sampa não é tirar férias, pois eu paguei a minha língua há alguns anos atrás quando conheci de verdade a grande metrópole do nosso Brasil: ô lugar bom de passear (principalmente se você está a pé ou de metrô)!

De fato é uma cidade das correrias, o negócio é saber moldar o sistema a seu favor: eu sai de carro lá poucas vezes e, de tanto que já fui lá aprendi a chegar nos lugares a pé e de metrô para evitar o trânsito.

Detesto sair na rua com chuva, mas a terra da garoa não tem jeito: até gosto de passear molhando um pouquinho por lá, já acostumei, nem me incomoda mais… “…e os novos baianos passeiam na tua garoa, e os novos baianos te podem curtir numa boa”

E vi muita coisa boa!

Começamos por um almoço no Liberdade… lá não é um lugar que me fascina muito, apesar de adorar algumas coisitas orientais. Já degustei pratos japoneses bem melhores fora de lá, tenho certeza! Mas vale a pena passar lá pra conhecer.

Depois fomos ao MASP – cheio de coisas lindas! Fiquei namorando a ponte japonesa do Monet mais uma vez. (Ainda assalto o Masp só para colocar essa pintura no meu quarto). Mais artistas que tem por lá que adoro: Degas, Van Gogh, Toulouse Lautrec, Amedeo Modigliani, …entre outros.

Passeio ao Crepúsculo, Vincent Van Gogh, 1889/1890. Óleo sobre tela, 75,5 x 70,5 cm (Acervo MASP)

Como exposição temporária estava a mostra “Papéis Brasileiros: Gravura 1910-2008 – Coleção MASP”, tinha muita coisa! Foi bom para conhecer alguns gravuristas que nunca tinha visto o trabalho e também para ver de perto algumas técnicas que não conhecia bem. Tinham litografias, xilos, gravuras em metal, talha doce, xilo de topo, entre outras. Bem completa!

 

Xilogravura de topo de Lívio Abramo           Cildo Meirelles - Espaços Virtuais: cantos

 

Maria Bonomi -Terceiro Milênio – 1978                   Luiz Hermano - Deus Pan - 1984

Acima, algumas gravuras que estavam na exposição. Tinham outras tantas que gostei muito mais, mas lá não podia fotografar, portanto mostro apenas um cheirinho dos trabalhos, disponíveis no site do MASP.

Vou divindo o post em pedaços…

Boas Impressões!

Nenhum comentário:

Postar um comentário