segunda-feira, 22 de agosto de 2011

continuação: São Paulo

No dia seguinte, descemos na Estação da Luz e fomos ao Museu da Língua Portuguesa e à Pinacoteca.

 IMG_1762_thumb10IMG_1757_thumb2 IMG_1761_thumb3

Fotos tiradas no Museu da Língua Portuguesa, agosto de 2011.

Esse trecho do Monteiro Lobato, em que a Emília conversa com o Visconde de Sabugosa é uma delícia, e é verdade: a vida das gentes nesses mundo é um rosário de PIScAdAs. É um museu interativo, com vídeo, instalação, equipamentos cujos quais são possíveis de clicar e pesquisar, muito bom de visitar. Sem contar as coisas lindas que vemos por lá escritas nas paredes e projeções… dá para sair inspirada. Sobre a origem das palavras lá tem falando de tudo: estrangeirismos, origens do português, sobre como as palavras vieram cair na nossa língua, sobre as línguas indígenas, e até sobre os neologismos de Guimarães Rosa.

Os neologismos são gostosos: Comigar: relacionar-se comigo. Bonitinhamente: de forma bonita. Lindo!

IMG_1766_thumb7

Foto: Museu da Língua Portuguesa, agosto de 2011.

Essa é para os meus amigos que curtem um bom rock – a imagem é pela origem da palavra rock na nossa língua, mas também para mostrar o quão dançante é o rock n’ roll na alma:

IMG_1765_thumb19

Foto: Museu da Língua Portuguesa, agosto de 2011.

Na Pinacoteca estavam com 2 exposições temporárias além do acervo permanente: Gerhard Richter e Arcângelo Ianelli. O acervo permanente estava incompleto devido algumas obras inacabadas do museu, então vimos só uma parte do acervo (como eu já visitei a pinacoteca não tive tanto problema quanto a isso, foi até bom porque pude observar com mais cuidado cada pintura).

IMG_1770_thumb3

Exposição do Gerhard Richter na Pinacoteca de SP, agosto de 2011.

A exposição do G. Richter estava bem pequenininha e não tinham tantos trabalhos, as pinturas mesmo só tinham as de pequeno tamanho, fiquei um pouco decepcionada, mas ainda assim valeu a pena ir conhecer.

Já a exposição do Arcângelo Ianelli, apesar de ser uma expo feita com doações do artista e não seguir uma linha especificamente, foi uma montagem bem interessante. Tinham trabalhos de desenho de observação e também gravuras e guaches do artista em seus estudos da cor e das vibrações destas. Em cada trabalho que via lembrava de alguém:

* Nos desenhos de grafite e estudos de modelo vivo lembrei da Luiza Pacheco e do meu querido orientador Eugênio Paccelli:

IMG_1773_thumb13  IMG_1772_thumb13

Desenhos de Arcângelo Ianelli. Fotos tiradas na exposição da Pinacoteca de SP, agosto de 2011.

* A natureza morta lembrei da Janaína Rodrigues:

IMG_1775_thumb19

Pintura de Arcângelo Ianelli. Foto tirada na exposição da Pinacoteca de SP, agosto de 2011.

O acervo permanente (selecionado) que a gente visitou tava bem escolhido: não deixaram de colocar uns bons da pintura brasileira:

IMG_1786_thumb27

Tarsila do Amaral. São Paulo. Pinacoteca de SP, agosto de 2011.

IMG_1789_thumb13

Anita Malfatti. Tropical. Pinacoteca de SP, agosto de 2011.

Lembrei do amigo Cássio Ferreira com essa pintura abaixo do Flávio-Shiró, japonês, de 1969: Cores e massas de tinta:

IMG_1794_thumb7 IMG_1790_thumb16IMG_1791_thumb2 IMG_1793_thumb2

Flávio-Shiró. Máquina Humana. Pinacoteca de SP, agosto de 2011.

A noite de quarta-feira foi paulistana: Rua Augusta, porém foi a noite paulista com mais cara de mineira que já tive: fui prestigiar os amigos do Dibigode que foram tocar no Studio SP. Música e clima das noites de saídas belorizontinas com um cenário novo, o show como sempre excelente, aos poucos esses meninos tão fechando as casas todas de sampa com o bom som que fazem, anotem aí o que estou dizendo.

IMG_1843_thumb3IMG_1831_thumb4

Foto do show do Dibigode no Studio SP, na rua Augusta, 10 de agosto de 2011.

Aproveitarei a deixa para divulgar o site dos meninos: Dibigode. O lançamento do site rolou 2 de julho, se não me engano, no Studio Bar aqui em Belo Horizonte. O show foi bacana demais e contou com a participação do Pedro Vuks, fazendo improvisos junto com a banda. Foi um dos melhores shows que já fui dessa rapaziada! Curti demais!

O site deles é a sensação, interativo e cheio de informações gostosinhas… pra quem não conhece rola de ouvir umas músicas por lá também. Vai logo ver e ouvir, vai!

Boas Impressões!

Um comentário: