quinta-feira, 9 de junho de 2011

Processo: de dentro para fora – sentimento do mundo

Como já falei algumas vezes em outros posts, a minha ausência no blog se deve ao meu semestre dedicado aos trabalhos de conclusão de curso. Finalmente, as coisas estão ficando prontas e poderei mostrar para vocês todo o processo de criação e produção!

Para quem não sabe, estou formando em Design de Moda – portanto criei uma coleção que será apresentada em formato de desfile. Vou contando aos poucos por aqui!

Enquanto isso vou mostrando algumas imagens dos tecidos, das pinturas, estamparias e afins (nem tudo que produzi durante o processo será utilizado, algumas coisas eu modifiquei no caminho e descartei, mas taí um passo a passo de algumas coisas que fiz):

marca p&b

marca p&b

A estamparia é um dos pontos mais fortes do meu trabalho – é uma técnica que sempre utilizei nos meus trabalhos durante o curso, muito pela afinidade que criei por ter sido monitora dessa disciplina na faculdade. Fiz vários testes para utilizar o trabalho na superfície do tecido de várias maneiras:

* estêncil * tingimento * pintura * serigrafia * frotagem * borifador * rolinho * dentre outras.

marca p&b

A pintura foi uma consequência do meu caminho dentro do outro curso que faço, que é Belas Artes, faço a habilitação de pintura e senti a necessidade de transportar a tinta da tela para a peça de roupa também.

marca p&b

Aquarela sobre tecido e depois serigrafia sobre tecido:

marca p&b

Testes, frotagens e retalhos pintados para aplicação e bordado nas peças:

marca p&b

A maioria das peças eu tive que pintar depois de prontas, porque eu tinha a necessidade do escorrido da tinta percorrer um sentido específico, tinha locais específicos que gostaria de escurecer mais, ou deixar mais aguado, coisas que só tinha como fazer com a peça já costurada. Foi um trabalho muito bom, mas ingrato pelo tanto que foi difícil: precisava passar fita crepe na peça inteira e muitas vezes precisei colocar a peça no manequim para pintar. Outro material que utilizei também foi o silicone têxtil, que mantém a sensação de tinta molhada na peça.

marca p&b

marca p&b

Fiz muita bagunça e descobri muita coisa nova!

Depois conto mais detalhes!!! Contem o que acharam por enquanto!

Boas Impressões!

3 comentários:

  1. Anna,
    não dá nem pra acreditar que esse processo todo está chegando no tão sonhado final, né?! Como foi legal compartilhar cada respingo de tinta, como foi legal ver todo esse processo acontecendo e todas as mudança no meio do caminho. ACHEI SENSACIONAL
    Parabéns pelo trabalho!!! Estou na torcida e ansiosa para ver o “desfile”.

    ResponderExcluir
  2. Linda!!!!!!!! Quero ver tudo! Filma pra mim!

    ResponderExcluir
  3. Finalmente ta chegando mesmo!!!
    Estou super ansiosa pra ver todos os nossos resultados Ana! Vai ser ótimo!

    Paulinha, podexá que filmarei tudinho!

    beijoca!

    ResponderExcluir