domingo, 13 de março de 2011

e por falar em chuva (ou dança)

Em nossos longos dias chuvosos, os momentos caseiros de pipoca ou aqueles do cinema ficam cada vez mais frequentes. Trocados as vezes por um bom livro debaixo do cobertor ou então pelos conteúdos infinitos de páginas na internet.

Entrando no clima, e na minha eterna admiração pela dança, não achei nada que fosse mais perfeito para a situação do que nossos queridos dançarinos e sapateadores dos anos 20 e 30: Fred Astaire e Gene Kelly.

astaire_

 

Antes de Astaire, quando tinham cenas de dança nos filmes, gravavam-se primeiro os bailarinos dançando e depois, na edição, colocavam os rostos dos atores-personagens da cena. Mas Fred Astaire não admitia isto, queria ser gravado de corpo inteiro – isto lhe rendeu bons tempos de ensaios exaustivos, mas que transformou o ator em uma referência para o cinema e a dança. Trouxe nova emoção à dança com sua interpretação com “um toque vagabundo” trajado a rigor, transformando seu charme em um símbolo lendário.

 

 

 

20030730-fred-astairefred_astaire_01

 

images

 

 

“Cantando na chuva” Gene Kelly também marcou no cinema musical. Não só no bem conhecido “Singin’in the Rain” como também no “Sinfonia em Paris”. Sapateados, sua especialidade que, como ninguém, exerce perfeitamente.

 

Gene Kelly, juntamente com Astaire, foram expoentes enquanto os musicais eram o estilo predileto nas telas de Hollywood.

 

 

 

genekelly1gkelly

Deixo um pouco do encanto desses dois grandes bailarinos.

Boas Impressões!

2 comentários:

  1. Meu sonho era ter sido bailarina....
    Ainda bem que posso ter filhas...

    ResponderExcluir
  2. Tudo ainda está em tempo: de uma forma ou de outra.

    Eu digo o mesmo, queria ter dançado mais, muito mais, mas carrego essa minha vontade (sem deixar de tentar, é claro) para os meus continuadores por aqui.

    Enquanto isso, vamos dançando ao nosso modo!

    ResponderExcluir