terça-feira, 16 de março de 2010

Samuel Cirnansck no Pátio Savassi

Pessoais,

A partir de hoje o Pátio Savassi apresenta Samuel Cirnansck, com mais de 20 looks do último desfile do estilista do São Paulo Fashion Week, que teve como ponto de partida o trabalho do marceneiro Thomas Chippendale. Os looks estão distribuidos pelo shopping, alguns na praça do cinema, nos corredores na Mara Mac e da Maria Bonita Extra, na praça de alimentação, nos corredores do primeiro piso e na saída do cinema. Não deixem de conferir, muita renda, bordado e tecidos finos para serem contemplados. Eu, a Manu e a Érika ajudamos ontem na montagem da exposição, foi super bacana (e ralação até), conhecemos as meninas que trabalham com ele, Claudinha e Érika e também o Samuel Cirnansck e o Artur, sócio do Samuel. Foram ótimas trocas de experiências!!

Não deixem de ir conhecer a exposição:

Esse é um dos looks da coleção, este está exposto na praça de alimentação do Pátio.

Boas Impressões!

Grupo Pé Descalço


Pé Descalço - oficina de forró é um grupo que já existe há quase 6 anos. Começou com um projeto social que foi crescendo e se transformando aos poucos numa escola de dança que agora ensina o forró, como também samba a dois, salsa e zouk como novas modalidades das aulas. Hoje muitos alunos já passaram e ainda passam por lá, descobrindo a energia da dança. O Grupo Pé Descalço agora existe também como um grupo de apresentações, que os integrantes se reunem para montar coreografias e figurinos para apresentar por diversos lugares o estilo do forró do Pé Descalço. Fazem parte do grupo: Cesar, Lucas Dumont, Paulo, Bruno, Alex e Lucas Zucherato, Gabi, Anna Luiza, Babi, Paulinha, Julia Laborne e Juliana. Agora o Grupo tem um blog: blog Grupo Pé Descalço, visitem! E visitem também a página do Projeto Pé Descalço.

Boas Impressões!

quinta-feira, 11 de março de 2010

Concurso Luiza Barcelos

Para estudantes de Design de Belo Horizonte, uma ótima oportunidade para mostrar seu trabalho e ter a oportunidade de passar 5 dias trabalhando com a equipe da Luiza Barcelos, incluindo a participação da Luiza no Minas Trend Preview. Para maiores informações entrem no blog da Luiza ou na página do concurso.

Dúvidas podem ser enviadas para o e-mail concursocultural@luizabarcelos.com.br.

Boa Sorte e Boas Impressões!

Degas dança desenho

Falando de arte e falando de dança o assunto interessa. Para começar ilustrando, nada mais esperado que o grande Edgar Degas, pintor, escultor, desenhista, gravurista e tudo o mais. Seus desenhos de grande expressividade representavam a dança, os movimentos, registravam as aulas, exames - situações de um espaço preenchido pela arte da gestualidade.

Pensar nisto preso em um papel ou uma tela, ou até mesmo em uma pedra esculpida, parece vir contradizer toda a essência da dança, do movimento corpóreo e da suavidade de seus gestos, por um instante parece limitar o movimento e simplificá-lo, como se uma cena apenas traduzisse toda a dança.

Mas vejo de outra maneira, transformar a dança em uma arte plástica é eternizar um sentimento instantâneo, é possibilitar o olhar de capturar um movimento etéreo e fugaz. E é inspirador pensar que Degas capturava suas cenas através de uma observação meticulosa e repleta de sensibilidade. É preciso estar embebido e muito envolvido com a cena, participar das sensações e das entregas dos corpos e das almas para o movimento rítmico, capturar não só através do olhar, mas através da pele, da carne, tudo o que está relacionado com o ato e a paixão de dançar.

Abaixo alguns desenhos (pastel, grafite, etc) de Edgar Degas:

 



Um livro que andei lendo é o "Degas dança desenho", do Paul Valéry. O livro não é uma biografia e nem um estudo de obra, são alguns relatos sobre a convivência do autor com o artista Degas, onde faz suas próprias observações, reflexões particulares e conta "causos" a respeito do artista.

E algo que li pelo meio do livro diz o seguinte: "É verdade, todavia, que uma coisa é ainda mais instrutiva: a espantosa inexatidão provável da observação imediata, a falsificação que é a obra de nossos olhos. Observar é, em grande parte, imaginar o que esperamos ver." (VALERY, Paul. Degas dança desenho)

E pra mim ai se justifica o fato de ser necessário uma aproximação visceral com aquilo que um artista quer retratar, independente do que seja, a simples aproximação com o olhar não é suficiente, é muito mais verdadeiro e prazeroso quando o conhecimento daquilo se dá por completo, olhar, corpo, mente e alma. A imagem tem força, a imagem assim transporta vida.

Boas Impressões!

terça-feira, 9 de março de 2010

de Londres vêm as estampas!

Bruno Basso e Christopher Brooke são os responsáveis por estes excessos de estampas, cores e texturas! No último desfile dia 23 de fevereiro em Londres desfilaram a coleção de Inverno 2010 inspirada em uma viagem feita ao Uzbequistão, visitando sua famosa rota de Seda. Por lá encontraram suas inspirações e não deixaram de mais uma vez explorar todas as qualidades da estamparia digital, representadas por muitas texturas e recortes criando patchworks em seus vestidos de jérsey.

Uma modelagem feita com shapes clássicos explorando algumas torções, recortes, golas bem servidas, decotes assimétricos, mangas volumosas e drapeados, mas deixando todo o efeito por conta das cores e dos tecidos, apresentando os efeitos visuais em 3D, que logo aludiram aos tãos elogiados efeitos cinematográficos que entraram em vigor com o filme Avatar.

Foi difícil escolher alguns looks, todos estão simplesmente espetaculares!

 
(reparem na estampa do look acima, é a reprodução da imagem de um cetim de seda, mas o tecido e seu caimento usado como estampa e não como matéria-prima do vestido, maravilhoso!)


(Na última imagem: Bruno Basso & Christopher Brooke)

Tanta criatividade não poderia ser desperdiçada, boas impressões para vcs!!!!

quarta-feira, 3 de março de 2010

um bucado de moda e dança

Nada mais nada menos que Santagustin (2002) - Grupo Corpo

Coreografia criada por Rodrigo Pederneiras com inspirações na música de Tom Zé: Santagustin. O tema central para o desenvolvimento da coreografia foi escolhido o Amor, reunindo todas as vertentes que essa palavra possa proporcionar, desde sua sublimidade aos seus ridículos.
O espetáculo como um todo reunindo coreografia, música, figurino, cenário e iluminação, remete ao amor de maneira humorística e um tanto quanto erótica, fazendo uma série de contraposições, atrações e repulsas, força e fragilidade, delicadeza e brutalidade, e por aí vai...
É um conjunto de coisas bonitas de se ver, o figurino, de Ronaldo Fraga, contrasta o rosa choque com um verde mais do que cítrico, e utiliza de texturas e estampas para contribuir com efeitos visuais no movimento dos bailarinos, bolas, listras e cores fortes não faltam. O movimento dos tecidos unidos com os grafismos das estampas colaboram com as sinuosidades e com os ângulos contemplados nos conjuntos de passos.
A cenografia feita por Paulo Pederneiras e Fernando Velloso não deixa a desejar, um rosa choque para realçar os bailarinos e um coração enorme - gigantesco - de pelúcia, de cinco metros de altura, representando o símbolo mais cultivado que representa o Amor.




Boas Impressões!

Oficina de Patchwork

Vai ai uma dica para os modistas e interessados:
Curso de técnicas de patchwork com a artista têxtil Myrian Melo, especializada em Design de Moda. A artista desenvolve trabalhos de bordados e patchworks para moda.
O período do curso, valor, contato e local vocês podem conferir clicando na imagem abaixo, qualquer dúvida deixem comentários.

Aproveitem! Boas Impressões!

terça-feira, 2 de março de 2010

Margaret Mee

Desculpem o sumiço queridos leitores!
A vida anda ocupada com estágios e inícios de faculdades, mas tentarei ser mais rigorosa quanto à assiduidade das postagens!

Vou deixar aqui a dica para uma exposição que parece bem relevante para os nossos olhos curiosos de aprendizes de arte. Essa dica é especial para os amantes das aquarelas: a Fundação Clóvis Salgado apresenta "Margaret Mee - 100 anos de vida e obra".
Acho que vale a pena conferir, não percam! Ficará até o dia 11 de abril no Palácio das Artes.

Boas Impressões!