terça-feira, 3 de agosto de 2010

J´ai deux amours - Naiana Souto Maior

Naiana Souto Maior, uma das novas estilistas de Minas (mas de origem baiana), apresentou sua coleção "J´ai deux amours" no seu desfile de graduação da Universidade FUMEC neste último mês de julho.

A coleção retrata os dois amores da estilista: o Sertão Brasileiro e Paris, a cidade da luz, representados pelos ícones 'Maria Bonita' e 'Coco Chanel'. Nascida na Bahia, pode falar do primeiro tema com conhecimento real, buscando as riquezas de sua terra e abordando-as de maneira sofisticada, remetendo às luxuosíssimas produções criadas pela estilista Chanel.

Naiana nos concedeu uma entrevista para conhecermos os detalhes do processo da coleção!

Tudo Impressão entrevista Naiana Souto Maior:
por Anna Magalhães e Luiza Pacheco


TI: Naiana, qual é o porquê do tema "J´ai deux amours"?

Naiana: A escolha do tema, sem duvida alguma, é uma das partes mais interessantes do processo da minha coleção. Comecei pesquisando o sertão, sou baiana e desde os 12 anos fui criada numa cidade do interior da Bahia que fica no sertão nordestino, e queria de alguma forma no meu trabalho falar da cultura deste lugar que é tão importante pra mim. Depois de muitas pesquisas escolhi a Maria Bonita (do cangaço) como ícone do meu trabalho, ela tem força, coragem e vaidade, elementos que eu queria na minha coleção. Nesta pesquisa sobre o sertão surgiu também as principais matérias primas, o tecido de tear artesanal 100% algodão, feito pelas artesãs da cidade de Guanambi, na Bahia, e a ráfia de saco de açúcar, comprada na feira livre da mesma cidade. Queria usar esses matérias rústicos para fazer uma roupa clássica e elegante, daí veio a idéia de misturar a Maria Bonita com a Chanel, que pra mim é um dos maiores exemplos de elegância feminina. Tentei trabalhar o tempo todo misturando as características estéticas das duas, para que minha coleção ficasse forte, corajosa, elegante e clássica. Por isso o nome da coleção ficou J’ai deux amours, do francês, eu tenho dois amores.

Painéis iconográficos desenvolvidos durante a pesquisa do tema:


TI: Como foi seu processo de produção?

Na produção tive uma equipe muito bacana me ajudando, é grande a vontade de pegar tudo pra fazer, mas o tempo é pequeno e a quantidade de coisas pra fazer é muito grande. A produção dos sapatos, das bolsas e acessórios (arcos de cabelo e flores de tecido) foi toda terceirizada, eu ia visitar toda semana, acompanhar a produção e ajudar no que dava. Os tingimentos naturais do tecido foram todos feitos na faculdade por mim com a ajuda do meu orientador, o Antônio Fernando. As estampas também foram feitas na faculdade por mim, com ajuda do meu orientador e da minha co-orientadora a Tereza Cristina Leão. Para a modelagem e a costura das roupas eu contratei ajuda especializada, os bordados foram feitos por mim com mais duas bordadeiras.
 
Tingimento dos tecidos:
 
   

 
(Foram utilizados como matérias-primas para o tingimento o açafrão, o urucum e o índigo)

TI: Entre as várias áreas que você teve a oportunidade de trabalhar (sapatos, acessórios, estampas, vestuário) alguma te agradou mais?

Fiquei encantada ao descobrir os tingimentos naturais, tive a oportunidade de ter um orientador com bastante conhecimento na área e que se preocupou o tempo todo em ensinar e passar o conhecimento. Mas neste processo todo o que mais me agradou mesmo foi ver aos poucos o que era só idéia surgir, foi ver as coisas ficando prontas do jeito que queria, e ai vamos percebendo o quanto é importante uma boa equipe.

TI: Nesse momento de desenvolvimento do seu TCC, o que você sentiu que foi muito válido ter aprendido durante o curso e do que você sentiu falta?

Eu senti falta de muita coisa na verdade, primeiro de mais experiência em modelagem, costura e principalmente acabamento. E dos conhecimentos que eu adquiri na faculdade usei todos, achei muito válida a experiência com o couro que eu já tinha das aulas de calçados, utilizei bastante também todo o conhecimento da matéria 'planejamento de coleção' e da matéria de 'marketing'.

TI: O que foi relevante para você no seu processo de produção?

Primeiro a escolha correta do orientador e co-orientador, depois a organização, a administração do tempo e a escolha certa da equipe.

TI: Você já tem planos, expectativas, para sua vida profissional?

Acho que o grande sonho de quase todo mundo que forma em moda é abrir sua própria empresa, comigo não é diferente, mas esse sonho vai ficar um pouco para frente. Antes disto quero estudar mais, pretendo agora começar uma pós graduação na PUC em gestão de empresas. Tem também muitos cursos que ainda quero fazer como por exemplo: bordado, alfaiataria, modelagem, moulage avançada, etc.

Dêem uma olhadinha nas fotos do editorial da coleção:


     
    

Produção/Criação: Naiana Souto Maior
Modelo: Júlia de Assis
Fotografia: Júlia Lego

A Coleção está maravilhosa, não acham? Deixem suas impressões do que acharam aqui!!!

Naiana muitíssimo obrigada pela entrevista e parabéns por todo seu trabalho!! Muito sucesso é o que desejamos pra você!!!

Boas Impressões!!!

2 comentários: