terça-feira, 31 de agosto de 2010

as lembranças ficarão nas imagens

E quem disse que as imagens não marcam? Ou que, pelo menos, não instigam algum pensamento sobre qualquer coisa em qualquer alguém? Pois é, é isto que as torna tão importantes e essenciais nas nossas vivências... a memória é visual e vem, portanto, acoplada de milhares destas que tornamos marcadoras de diversas coisas. Confuso, não? Também achei, mas o que quis dizer foi que para mim não existe um mundo sem imagens, não existe memória sem imagens, não existe uma história sem imagens... nós as formulamos o tempo inteiro em nossas cabeças... só basta pensar...em qualquer coisa.

Revista The Face - Capa Kate Moss (Corinne Day)
Tudo isto para dizer uma coisa: Corinne Day (1965), fotógrafa de moda britânica, que despontou nos anos 90, nos deixou semana passada, dia 27 de agosto. Mas, uma coisa é certa, suas imagens continuarão marcadas por uma revolução nos editoriais de moda que aconteceu na década de 90. Sua morte foi causada por um tumor cerebral que já havia sido diagnosticado há cerca de um ano. Corinne Day influenciou muitos fotógrafos a partir de seu estilo e sua percepção. Autodidata, foi a fotógrafa responsável por mostrar ao mundo através das lentes a modelo Kate Moss, um de seus editoriais mais conhecidos com este novo estilo de retratar, foi feito com a Kate e publicado na Revista The Face, em 1990. 

Fotografou para inúmeras capas da Revista Vogue - versão americana, italiana, britânica, japonesa - possuia um olhar afiado para as imagens da moda, abordando novos conceitos. Ficou conhecida por seu olhar "melancólico" sobre as cenas simples, caracterizando um estilo para época.
Os conceitos abordados nas revistas de moda a partir desta década passaram a estar ligados a naturalidade, personalidade e individualidade, contrapondo à artificialidade proposta anteriormente. As fotografias de moda evitaram, a partir de então, os estúdios; a beleza idealizada e perfeccionista; os recursos e efeitos de iluminação, caindo na "realidade". O que passou a ser valorizado foram as características que individualizavam cada um.

A presença desta fotógrafa no mundo da moda foi de grande importância e de riquíssimas inovações! Vale a pena homenagear!

Algumas imagens feitas por Corinne Day da modelo Kate Moss - na década de 90:

Kate Moss por Corinne Day - 1989




Ficha Técnica:

Publicação: The Face - julho 1990
Editorial: The Daisy Age
Fotos: Corinne DAy
Styling: Melanie Ward
Make-up: Shiralee Law
Hair: Drew Jarrett
Modelo: Kate Moss

Boas Impressões!

Referências Bibliográficas: MESQUITA, Cristiane. Conexão 4 - Realidade In: "Moda Contemporânea - quatro ou cinco conexões possíveis".

Um comentário:

  1. Muito bonitas as fotos, realmente ela era muito talentosa. Penso que a fotografia é uma das artes mais bonitas e expressivas que conheço, fala mais até que um poema com mil palavras.

    ResponderExcluir