quinta-feira, 3 de setembro de 2009

Uma visão diferente sob o olhar

Um assunto interessante para ser discutido é a relação entre a moda e os meios midiáticos. Interessante porque envolve diversas formas de transformação da imagem, de manipulação do olhar e de definição de opinião. A moda é um meio que necessita e sobrevive o tempo todo através das buscas por referências, da transferência dos significados do mundo para a moda, das traduções intersemióticas, do transformar de uma mídia em outra. Estes meios midiáticos hoje são responsáveis pelo acúmulo de informações jogadas no mundo, uma floresta signica, cujas imagens e textos já passam desapercebidos pelos olhos daqueles que os enxergam, ou então ao menos são selecionados.
No documentário Janela da Alma, de Walter Carvalho e João Jardim, é possível refletir sobre uma percepção diferenciada do enxergar. Ver alguma coisa não é necessariamente uma função do órgão ocular, o olho seria então uma espécie de janela da alma, cuja qual transmite a imagem que recebe luz e é retransmitida para o cérebro. Porém, enxergar vai muito além disto, é uma visão selecionada das informações que são acessadas por nós vindas do mundo, de quaisquer maneiras, sejam elas através do olho ou não. Cada experiência do olhar é um limite, nós realmente não conhecemos as coisas como elas são, cada qual vê à sua maneira.
O que se pode perceber é uma pressão feita pelos veículos de comunicação que parecem estar direcionando todos os olhares para um sentido apenas, estabelecendo padrões a serem seguidos e opiniões enlatadas, prontas para serem ingeridas. Acontece que neste movimento alguns podem não concordar com as argüições, mas no geral a maioria segue como uma procissão estes mandamentos da mídia. A moda sobrevive muito dessas informações prontas enviadas para a cultura de massas, pode-se dizer que é uma espécie de cegueira, vivemos em um mudo cujo qual se perdeu a visão, perdeu-se o olhar interior, as imagens vêm prontas e não se sabe mais como enxergá-las, então são apenas absorvidas e/ou ignoradas.
O documentário é fantástico para fazer uma reflexão desse olhar que é sentido, observado, selecionado e aribuído às emoções ligadas às experiências de cada um, não importando o grau de visão ou cegueira, e sim o grau de percepção de coisas miúdas e importantes que passam diante do corpo, agregando sensações e formando opiniões, idéias a partir de um conceito próprio e não medido e censurado por outros olhares que se dizem vozes magnas da informação.
Vejam um trecho do documentário Janela da Alma: http://www.youtube.com/watch?v=n7qmqFboXCY&feature=channel_page
Deixem seus comentários! - Anna Luiza Magalhães

Nenhum comentário:

Postar um comentário