Ainda em Sampa…
Na terça-feira, dia 9 de agosto, fui à abertura da exposição “Sobre Papel” com aquarelas do Mário Zavagli e litografias do Amilcar de Castro. A galeria tinha dois andares, o andar de baixo foi ocupado pelos trabalhos do Amilcar e o segundo andar com as aquarelas do Mário.
Acima uma pequena amostra das aquarelas do mestre Zavagli que estavam expostas na Galeria Horizonte em São Paulo. Não tenho imagens das litografias do Amilcar de Castro, mas o conjunto escolhido para a mostra era todo muito belo, mostram processos artísticos feitos na litografia e alguns livros com vários trabalhos. As aquarelas do Mário Zavagli são imagens inspiradas no cenário das cachoeiras, das serras e cerrado mineiros. O próprio artista é quem fotografa o cenário que quer retratar, parece um registro de passagem que quer contar através da aquarela. É um processo de pintura minucioso, leva 2 a 3 meses para finalizar um trabalho. A gramatura do papel tem em torno de 600 a 800 gramas, uma placa de papel praticamente.
É um trabalho encantador, difícil de tirar os olhos… dá um gosto bom de ver! A minha predileta é a segunda pintura que postei aqui (de cima para baixo)…Vista de perto é possível observar detalhes das plantas, florezinhas minúsculas e lindamente vermelhas, colorindo ainda mais a cena, o reflexo da água, a cachoeira, tão bem feitos que é difícil de acreditar que aquilo foi feito com pincel. Detalhe importante de ser contado/lembrado: todo o branco da aquarela é o papel puro, sem tinta. (Pensem que a água que cai da cachoeira é quase toda uma “não pintura”, fico impressionada com a perfeição!)
A expo ficará aberta até o dia 3 de setembro para visitação.
Boas Impressões!
Nenhum comentário:
Postar um comentário