Lilian Gustini: o forte dessa designer é a modelagem, sem dúvidas! A sua coleção, apresentada como projeto final de graduação em moda, demonstra claramente esta característica que amadureceu durante sua jornada como estudante.
Foto: Marcus Vinícius do Carmo.
Experimentos que fazia no manequim ou em cortes, dobraduras e colagens no papel possibilitaram novos caimentos e volumes incríveis para os tecidos. Fico super intrigada com a esperteza dessas modelagens e adoro as formas que a Lilian trouxe para as suas peças.
Fotos: Marcus Vinícius do Carmo.
“Habitus” é o título da coleção que apresentou em formato de desfile. Sua inspiração veio com referência em suas pesquisas do cotidiano monástico: sinos ressoando, passos por silenciosos corredores, barulhos de mudas enormes de velhas chaves e um silêncio (em meditação) profundo, todos estes elementos representam sua coleção (elementos estes que, aliás, foram bem descritos na trilha sonora de seu desfile).
Foto: Marcus Vinícius do Carmo.
Foto: Marcus Vinícius do Carmo. Essa peça tem essas pregas/plissados maravilhosos. As costas (pena que não consegui uma foto) tem uma modelagem maravilhosa também.
A veste dos monges e o símbolo do capuz foram referências para a modelagem e também para os registros e marcas que explorou em sua pesquisa de estamparia. E por falar em estamparia, Lilian utilizou uma técnica bem interessante: não sei se o nome “oficial” é esse, mas chamamos de “dublagem”. Nesta técnica aplica-se a tinta puff com a tela de serigrafia (ou, como no caso, o estêncil) sobre o tecido, completando 3 camadas. Em seguida, uma camada honesta de cola permanente é aplicada sobre essa estampa, para, depois, colocar outro tecido sobre a aplicação e levá-la para a prensa em alta temperatura. Ao tirar o tecido da prensa a tinta puff “sobe” e o tecido cola um sobre o outro, permitindo assim um efeito de alto relevo da estampa. Fica lindo. No caso do trabalho da Lilian, ainda trabalhou com uma técnica semelhante a da frotagem por cima do tecido dublado.
Foto: Marcus Vinícius do Carmo. Teste de dublagem no tecido.
Foto: Marcus Vinícius do Carmo. Um dos looks no desfile. Observem a dublagem aplicada na camada de cima da peça.
Os sapatos também foram desenvolvidos pela designer, também com experimentação de modelagem sobre a fôrma do calçado.
Boas Impressões!
Minha sobrinha é um show! Exemplo de batalha, de sucesso! Te desejo muita felicidade, muito sucesso na sua vida e na sua carreira. Com carinho e muito amor da sua Tia Kaká.
ResponderExcluir