Aquém das expectativas para um comentário sobre o filme Cisne Negro (Black Swan), o que vou falar aqui neste post não será uma crítica cinéfila, nem uma avaliação direta ao filme ou ao diretor. Explanarei apenas as minhas singelas impressões.
Como uma pessoa normal que vai ao cinema, fui assistir sem saber muita coisa e com nenhuma expectativa específica. Porém fui com o pensamento um pouco além: fui como uma observadora da dança e das situações envoltas a ela, que faz parte do meu interesse pessoal.
Portanto, me seduzi facilmente pelo enredo – onde a bailarina, Nina Sayers (muito bem interpretada pela Natalie Portman), move-se pelo seu desejo intenso de superação da dança. Mas não é pura e simplesmente um amor e devoção à companhia de dança: Nina fica obcecada, compulsiva pela perfeição, de tal modo que perde o controle sobre seu próprio corpo – desintegra-se em seus próprios delírios e ansiedades, perdendo o sentido do real e do imaginário. Seus gestos são completamente dominados pelo emocional, sua mente descontrolada interfere nos desembalanços do seu corpo.
Para mim, é uma representação das instâncias da nossa pele – da ausência de quaisquer domínios do corpo, da ansiedade, do medo, da angústia, da insegurança, do desejo visceral de alcançar um prazer, nem que para isso o caminho seja a dor ou a perda.
A transformação do Cisne Branco para o Cisne Negro metaforiza as passagens de sua vida – em sua primeira instância possui pureza, inocência, é encantadora, segue metodicamente todos os passos, em direção a perfeição, tecnicamente impecável. Nos trâmites de sua passagem enfrenta o desafio que gera sua obsessão: transformar-se no personagem que se entrega não metodicamente, mas sim encarna a sensualidade, libera através do movimento do corpo suas angústias, aflições e compulsões.
Essas foram as minhas impressões sobre o filme – que ilustrou na minha mente algumas idéias que eu vinha trabalhando para o meu TCC. Por isso me animei com o longa.
Para quem assistiu, deixe aqui suas impressões – para os que ainda não viram, recomendo!
Boas Impressões!
Esse filme eh simplesmente sensacional, não eh menos q excelente em nenhum aspecto!
ResponderExcluirO filme é incrível. Fiquei uns dois dias absorvendo, tentando entender cada detalhe e criar uma opinião própria.
ResponderExcluirGostei tanto do filme que fui assistir duas vezes no cinema!
Fabuloso!
estou programando assistir de novo também. fiquei uns dias absorvendo o filme da mesma maneira que vc. achei sensacional!
ResponderExcluirEii moçaa... sou do Pimenta Malagueta, estava no encontra na Patogê hoje...
ResponderExcluirjá tô te seguindo aki...
e quanto ao filme, recomendo muito tb... é angustiante e lindo neh?
beijos
Ei fabiana!! Que otimo!!
ResponderExcluirVamos trocando ideias e conversas!
beijoss! =)